Intermediários

Processos, ferramentas e ambientes para objetivos subjetivos

O que é invisível a nós? Que coisas escapam aos cinco sentidos, que estão presentes mas não podem ser definidas? Ou seria a pergunta, o que é o invisível?

Um objeto é comum. Porém quando é portador de um poder, o que passa a ser? Um talismã, uma arma, um instrumento? O poder transforma o objeto em um veículo, uma ferramenta que permite ao seu operador realizar o objetivo proposto. Igualmente, uma área quando designada e delimitada passa a ser o espaço que possibilita o acontecimento do objetivo proposto. E interessam também os espaços de fronteiras pouco definidas, como são os espaços emocionais e espirituais, da mesma forma os dos sonhos e os das fantasias. Espaços estes que são abstratos e impalpáveis, que se permeiam e se confundem entre si, onde entramos e de onde saímos constantemente sem nos dar conta.

Os objetos-espaços atuam entre o físico, o psicológico, o emocional e o invisível. São intermediários e como tal passam a depositários de possibilidades, poderes e anseios. Pontuam o silêncio. São ações poéticas que existem no vazio entre as continuidades.

Rodrigo Cardoso, 2006



Iniciações e treinos


A canoagem é uma das atividades ao ar livre que mais têm atraído adeptos no Rio de Janeiro. O caiaque de mar na sua forma recreativa e turística é uma modalidade não-competitiva que privilegia o encantamento da descoberta de novas paisagens e amizades, mas que valoriza ao extremos o conhecimento e a habilidade técnica, sem os quais não seria possível transitar, nem curtir os encontros, pelas trilhas do mar.
Para favorecer a prática segura e divertida, o Trilhas do Mar, em parceria com o Clube Carioca de Canoagem, promove diversos programas de aprendizagem


***

INICIAÇÕES
Curso com 8 horas de duração para aprender e praticar os fundamentos do caiaque de mar.
O programa começa com noções básicas sobre meteorologia; tráfego marítimo; navegação; cartas náuticas; comunicação; equipamentos, seguida de uma sessão prática de técnicas de portagem; embarques e desembarques; remadas propulsivas, direcionais e defensivas; capotagem com saída molhada; resgates e reentradas; esgotamento d'água e reboques, enfim, tudo o que é preciso saber pra remar com os amigos em águas abrigadas.
Valor: 300 Reais, incluindo equipamentos e certificado de participação American Canoe Association - ACA nível 2 (essentials of kayak touring).


Informações:
trilhasdomar.contato@gmail.com




Iniciação rápida com 4 horas de duração. Privilegia o aprendizado prático das técnicas básicas de remada e resgate. 
Valor: 150 Reais, incluindo equipamentos e certificado de participação  ACA (Quickstart).



TREINOS REGULARES 
São oportunidades para o remador aprimorar as técnicas básicas da iniciação e aprender outras, aumentando seu repertório. O treino regular também permite ganhar intimidade com o ambiente marinho e com o universo da navegação.

Quartas e sextas 
de 6 às 8 horas


PASSEIOS NOS FINS DE SEMANA
Toda remada é pretexto de instrução, mas nos finais de semana, quando não temos que correr para o trabalho, além de praticar os fundamentos e a aprender novas técnicas, temos uma excelente ocasião para fazer uma remada mais longa e descobrir os meandros do litoral do Rio e de Niterói numa vibração mais contemplativa.

Informações:
trilhasdomar.contato@gmail.com
...

2 comentários:

  1. Participei neste final de semana do curso de iniciação ao Kaique. Deixo aqui o meu agradecimento pelos ensinamentos que recebi em ambiente de rigor técnico, fraternidade a alegria. Um especial agradecimento ao instrutor Rodrigo e aos associados do Clube Carioca de Canoagem que estiveram juntos todo o tempo no suporte aos iniciantes e já iniciados em busca de aprimoramento. Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Paulo.
      Logo, logo você vai poder vir de Niterói remando.
      Abração

      Excluir